top of page

Juliana Rojas será Júri da Palma Queer no Festival de Cannes

Diretora de Cidade; Campo, filme vencedor do prêmio de direção e finalista do Teddy Awards no Festival de Berlim, terá como colegas de trabalho o cineasta e roteirista belga Lukas Dhont, que presidirá o grupo; o ator, diretor e drag queen francês, Hugo Bardin/Paloma; o jornalista britânico-palestino, Jad Salfiti; e a diretora e atriz francesa Sophie Letourneur.

 


O Queer Palm foi fundado em 2010 com o objetivo de destacar obras com temática LGBT selecionadas pelo Festival de Cannes para a competição e as mostras Um Certo Olhar, Semana da Crítica, Quinzena dos Realizadores e Acid – Associação para difusão do Cinema Independente.

 

29 de abril de 2024 _ O Festival de Cannes anunciou hoje o júri que vai analisar e premiar filmes que tratam da diversidade sexual e de gênero selecionados para o evento, que será realizado de 14 a 25 de maio na França. Na edição anterior do festival, a Queer Palm foi atribuída ao filme Monster, de Hirokazu kore-eda, que fala sobre o amor e a amizade entre dois adolescentes. Monster também foi premiado com a Palma de Ouro de melhor roteiro. 

 


A diretora Juliana Rojas foi convidada pelo evento para integrar o júri do Queer Palm após ser premiada em Berlim por Cidade; Campo. O longa, que tem estreia no Brasil agendada para o início do segundo semestre, ficou entre os três finalistas do Teddy Awards, que premia obras de temática LGBT e desde março está fazendo carreira de festivais internacionais. 

 

Cidade; Campo é uma produção da Dezenove Som e Imagens com co-produção da Globo Filmes, Telecine, Spcine, Quanta, Canal Brasil, O2 Pós, Vitrine Filmes, Sutor Kolonko (Alemanha) e Good Fortune Films (França). O filme tem apoios da Ancine, Spcine, Fundo Setorial do Audiovisual e do Instituto Olga Rabinovich, via Projeto Paradiso, e seu lançamento nos cinemas será realizado pela distribuidora Vitrine Filmes.

 


Sobre a Diretora e Roteirista Juliana Rojas:

Diretora, roteirista e montadora de curtas e longas metragens e séries de ficção. Dentre seus trabalhos solo como roteirista e diretora de cinema, se destacam os premiados curtas O Duplo (Menção Especial - Semana da Crítica, Cannes 2012), Pra eu dormir tranquilo (Melhor Curta – Grande Prêmio do Cinema Brasileiro), A Passagem do Cometa (Seleção Oficial - Festival de Rotterdam 2018), e o longa Sinfonia da Necrópole (Prêmio FIPRESCI em Mar del Plata IFF e Prêmio da crítica no Festival de Gramado 2014).


Em parceria com Marco Dutra, realizou os curtas O Lençol Branco (Cinéfondation, Cannes 2005) e Um Ramo (Prêmio Descoberta Kodak - Semana da Crítica, Cannes 2007), e os longas Trabalhar Cansa (Un Certain Regard, Cannes 2011) e As Boas Maneiras (Prêmio Especial do Júri no Festival de Locarno e Melhor Filme no Festival do Rio, ambos em 2017).

Como roteirista de séries de ficção, participou de Supermax (Rede Globo), 3% (2a. Temporada - Netflix) e Boca a Boca (Netflix). Dirigiu episódios de Boca a Boca (Netflix), Terrores Urbanos (Record) e Tarã (Disney Plus – em finalização).


Cidade; Campo é seu quarto longa-metragem de ficção, produzido pela Dezenove Som Imagens, em co-produção com a Sutor Kolonko, da Alemanha, onde em 2021 foi contemplado com o prêmio do World Cinema Fund e com o Film- und Medienstiftung NRW. O projeto foi selecionado para o fundo The Films After Tomorrow do festival de Locarno 2020 e ganhou o Prêmio de melhor projeto internacional pelo júri jovem. O filme também é co-produzido por Good Fortune Films, da França, onde conseguiu o apoio Aide aux cinémas du monde, do CNC. No Brasil, o filme conta com apoios da Ancine, Spcine, Fundo Setorial do Audiovisual e do Instituto Olga Rabinovich, com o Projeto Paradiso.

Texto: Trombone Comunica margo@trombonecomunica.com.br

留言


 sobre o mulheres no horror: 

 

O Mulheres no Horror é um espaço de troca de informação, onde  compartilhando artigos e resenhas sobre livros e filmes, publicamos dicas sobre a temática, contamos a histórias de mulheres e pessoas queer que fazem parte do cinema e literatura de Horror, realizamos traduções de textos, entrevistas com pesquisadoras e cineastas, dentre outros conteúdos.

siga-nos na redes sociais:
  • Instagram
  • Facebook
 POSTS recentes: 
bottom of page