top of page

Clive Barker, 'Hellraiser' e a arte de ser Queer

por Rafaela Germano


Clive Barker é um cineasta, escritor, roteirista, ator, produtor de cinema, poeta, artista plástico e dramaturgo inglês, nascido em Liverpool, no Reino Unido. Por ser um homem gay e ter assumido publicamente sua sexualidade desde a adolescência, Clive abriu caminho para que muitas outras pessoas queer pudessem se expressar dentro do Horror.




Em 1987, Clive Barker dirigiu seu primeiro longa-metragem: "Hellraiser", baseado em sua obra literária de splatterpunk, "The Hellbound Heart". Hellraiser celebra a não normatividade em toda a sua potência, 'validando um estilo de vida', como diz o próprio autor. Em diversas entrevistas Clive reafirma o caráter queer de suas criações, revelando inclusive que o visual dos cenobitas foi diretamente inspirado pela cena S&M queer.





Tendo emergido na década de 80 em um contexto de crescente repressão contra a população LGBTQIA+, onde a crise da AIDS havia sido rebatizada publicamente pela mídia britânica como "Praga Gay", e leis foram criadas para proibir a discussão da homossexualidade em escolas do Reino Unido, o trabalho subversivo de Clive Barker foi e continua sendo essencial para a libertação dos monstros queer.





Recentemente um reboot de Hellraiser foi lançado, sendo dirigido por David Bruckner e contando com o apoio de Clive Barker, que assina a produção do filme. Clive diz estar muito animado com o respeito e a intenção da equipe de revolucionar seu material para uma nova geração. A atriz Jamie Clayton (Sense8) é a protagonista do longa, interpretando a versão feminina do icônico personagem Pinhead.




 sobre o mulheres no horror: 

 

O Mulheres no Horror é um espaço de troca de informação, onde  compartilhando artigos e resenhas sobre livros e filmes, publicamos dicas sobre a temática, contamos a histórias de mulheres e pessoas queer que fazem parte do cinema e literatura de Horror, realizamos traduções de textos, entrevistas com pesquisadoras e cineastas, dentre outros conteúdos.

siga-nos na redes sociais:
  • Instagram
  • Facebook
 POSTS recentes: 
bottom of page