top of page

5 filmes exploitation dirigidos por Mulheres

Depois de um longo período sem novas publicações, o Mulheres no Horror está de volta para te ajudar a escolher um filme para assistir nesse final de semana. Os filmes do tipo exploitation são conhecidos por, como o nome já diz, explorarem e serem apelativos - no caso do Cinema de Horror - em relação principalmente à violência, contendo muito sangue e tripas, sendo este um subgênero completamente associado ao corpo, e não tanto ao psicológico. Os filmes exploitation surgiram na década de 20 e ganharam popularidade entre os anos 60 e 70. Indo contra a tradição do exploitation de manter as mulheres apenas em frente às câmeras, estas 5 diretoras realizaram filmes que são ótimos exemplos de qualidade dentro do subgênero.

[TW: Os filmes contém conteúdo violento, e em alguns inclui-se abuso sexual.]

 

1. Revenge (2018)

Diretora: Coralie Fargeat

Sinopse: Três homens casados e ricos fazem anualmente uma espécie de caçada no deserto. Desta vez, um dos empresários decide levar sua amante, mas ela é abandonada para morrer após uma série de acontecimentos. Agora, eles enfrentam as consequências de uma mulher que busca vingança.

[TW: Este filme contém cena de estupro.]

 

2. Humanoids from the deep (1980)

Direção: Barbara Peeters; Jimmy T. Murakami

Sinopse: Em uma cidade pesqueira, que já não tem mais o mesmo potencial de pesca, uma indústria pesqueira se prepara para inaugurar sua fábrica de conservas no local prometendo melhores rendimentos e com uma cientista que utilizará uma fórmula para aumentar o tamanho e melhorar a vida dos peixes. Tudo vai indo bem, até que do fundo do mar, aparecem os terríveis peixes-humanos das profundezas.

 

3. The student nurses (1970)

Diretora: Stephanie Rothman

Sinopse: Quatro jovens enfermeiras tentam passar pelo estágio em um hospital. Uma delas se apaixona por um paciente terminalmente doente. A segunda garota engravida de um motociclista drogado. A carreira da terceira menina é comprometida quando ela dá a um paciente uma overdose de medicação. Outra enfermeira recua de seu relacionamento com um médico depois que ele realiza um aborto ilegal em um de seus amigos.

 

4. The Being (1983)

Diretora: Jackie Kong

Sinopse: O filme conta a história de uma cidade fictícia chamada Pottsville, cujos moradores estão desaparecendo misteriosamente, deixando apenas uma poça de lodo verde para trás. Então, o prefeito da cidade (José Ferrer) que suspeita que algo monstruoso está assombrando a cidade, contrata um engenheiro de segurança química (Martin Landau) para investigar o caso.

 

5. Organ (1996)

Diretora: Kei Fujiwara

Sinopse: Dois detetives da polícia, Numata e Tosaka, infiltram-se em um grupo de negociantes de órgãos humanos do mercado negro. As coisas ficam descontroladas durante uma incursão na sede cirúrgica do grupo. Numata mal escapa, enquanto um Tosaka ferido fica para trás. Através de uma série de eventos surreais e sangrentos, as identidades dos revendedores de órgãos são reveladas e Numata planeja sua vingança.

 

 sobre o mulheres no horror: 

 

O Mulheres no Horror é um espaço de troca de informação, onde  compartilhando artigos e resenhas sobre livros e filmes, publicamos dicas sobre a temática, contamos a histórias de mulheres e pessoas queer que fazem parte do cinema e literatura de Horror, realizamos traduções de textos, entrevistas com pesquisadoras e cineastas, dentre outros conteúdos.

siga-nos na redes sociais:
  • Instagram
  • Facebook
 POSTS recentes: 
bottom of page