top of page

31 filmes de bruxas para você assistir em outubro

Outubro é provavelmente o mês mais adorado pelos fãs de horror da forma geral. Embora o Halloween aconteça apenas no dia 31 de outubro, por que não considerar o mês inteiro o mês das bruxas? Apenas um dia entre 365 para comemorar o amor ao horror (e todos os elementos que o compõe) é pouco para quem respira o gênero o ano inteiro. Assim, vamos adicionar mais trinta dias a essa conta e transformar outubro em um mês inteiro dedicado aos fãs de horror em todos os seus subgêneros e estilos.


A figura da bruxa, o grande símbolo do Halloween se deixarmos de lado as abóboras enfeitadas, não é tão bem explorada nos filmes de horror quanto poderia ser, em uma avaliação quantitativa. Ao pensar em bruxas, acredito que as primeiras imagens que venha à cabeça da maioria das pessoas sejam de filmes infantis e temáticos que reprisam na televisão todo outubro. Mas a verdade é que existem vários filmes de horror que utilizam os mistérios que envolvem as praticantes de bruxaria como temática central.


Dos mais recentes aos mais antigos, vamos listar 31 (sim, TRINTA E UM!) filmes de bruxas para você se deliciar durante todos os dias do mês de outubro:


1) The Love Witch (2016)


Direção: Anna Biller

País: Estados Unidos

Enredo: uma comédia/horror que conta a história da bruxa Elaine (Samantha Robinson), que se muda para uma cidade do interior após a morte do marido. Ela passa a realizar feitiços para que todos os homens se apaixonem por ela, mesmo que isso provoque mortes ao longo do caminho. O filme possui uma atmosfera retrô com um visual colorido e extravagante.


2) Don’t Knock Twice (Não Bata Duas Vezes - 2016)

Direção: Caradog W. James

País: Reino Unido

Enredo: Jess (Katee Sachhoff) tenta recuperar a custódia de sua filha adolescente após um passado de vícios. Durante essa reaproximação, a jovem é desafiada a bater na porta de uma bruxa. De acordo com a lenda urbana, quem bater mais de duas vezes será amaldiçoado.


3) The Witch (A Bruxa - 2015)

Direção: Robert Eggers

País: Estados Unidos, Canadá

Enredo: ambientado no século XVII, Thomasin (Anya Taylor-Joy) e sua família puritana são expulsos de um vilarejo cristão na Nova Inglaterra. Eles se mudam para uma pequena fazenda próxima a uma floresta, sem saber que lá mora uma bruxa. Após o desaparecimento do bebê da família, a trama se intensifica conforme os mistérios sobrenaturais e as histerias religiosas se aprofundam.


4) The Coven (2015)

Direção: John Mackie

País: Reino Unido

Enredo: em Highgate, em Londres, cinco adolescentes decidem acampar em uma floresta famosa por seu histórico de rituais pagãos no Dia das Bruxas. No entanto, elas descobrem que são parte de um ritual obscuro.


5) Las brujas de Zugarramurdi (Witching and Bitching/As Bruxas de Zugarramurdi - 2013)

Direção: Álex de la Iglesia

País: Espanha

Enredo: dois ladrões assaltam uma joalheria em Madrid e tentam fugir para a França em um táxi. No caminho, eles acabam em uma floresta do País Basco, onde são capturados por bruxas canibais. Uma comédia/horror com elementos trashs de filmes B.


6) The Lords of Salem (As Senhoras de Salem - 2012)

Direção: Rob Zombie

País: Estados Unidos

Enredo: o filme se situa na cidade de Salem, famosa pelo seu passado de caças às bruxas. A locutora de rádio Heidi (Sheri Moon Zombie) recebe um disco misterioso com uma estranha música. Após tocar ela ao vivo em seu programa, as mulheres da cidade, inclusive Heidi, começam a agir estranhamente e sofrer alucinações. Um filme recheado de fotografias espetaculares e sequências psicodélicas perturbadoras.


7) La Terza Madre (O Retorno da Maldição: a Mãe das Lágrimas - 2007)

Direção: Dario Argento

País: Itália

Enredo: é o último filme da Trilogia das Mães de Argento e vem recheado de referências aos antigos filmes. Sua trama se inicia com a libertação da Mãe das Lágrimas em uma urna encontrada em uma catacumba em Roma.


8) The Woods (A Floresta - 2006)

Direção: Lucky McKee

País: Estados Unidos

Enredo: Heather Fasulo (Agnes Bruckner) é enviada para um internato feminino no meio de uma floresta na Nova Inglaterra. A garota começa a ter pesadelos e ouvir vozes vindas da floresta, e passa a acreditar que a escola é um coven de bruxas.


9) The Skeleton Key (A Chave Mestra - 2005)

Direção: Iain Softley

País: Estados Unidos

Enredo: a enfermeira Caroline Ellis (Kate Hudson) consegue um emprego para cuidar de um casal de idosos em uma casa isolada em um local em que aconteciam rituais mágicos no século XVIII. A jovem se envolve com as lendas locais e descobre gradativamente a respeito do hudu, religião oriunda dos escravos haitianos.


10) Book of Shadows: Blair Witch 2 (A Bruxa de Blair 2: o Livro das Sombras - 2000)

Direção: Joe Berlinger

País: Estados Unidos

Enredo: um grupo de jovens turistas visitam o local onde foi ficticiamente gravado o documentário visto no primeiro filme. Ao longo da história, os personagens sofrem alucinações e não conseguem mais distinguir o que é ou não real.


11) The Blair Witch Project (A Bruxa de Blair - 1999)

Direção: Daniel Myrick, Eduardo Sánchez

País: Estados Unidos

Enredo: um grupo de jovens cineastas, motivados pela lenda da Bruxa de Blair, decidem gravar um documentário em uma floresta em Maryland. Eles desaparecem sem deixar vestígios e sua câmera é encontrada anos mais tarde.


12) The Craft (Jovens Bruxas - 1996)

Direção: Andrew Fleming

País: Estados Unidos

Enredo: a adolescente Sarah (Robin Tunney) se muda para Los Angeles para começar uma vida nova. Na escola, ela conhece três garotas que a introduzem nas práticas da bruxaria. A garota começa a perceber que suas amigas estão indo longe demais e tenta se afastar delas.


13) Inferno (A Mansão do Inferno – 1980)

Direção: Dario Argento

País: Itália

Enredo: o segundo filme da Trilogia das Mães se passa em Nova York. A jovem escritora Rose Elliot (Irene Miracle) encontra um livro misterioso que fala sobre as residências das três bruxas e começa a desconfiar que sua casa pode ser onde habita uma das mães. Após sua misteriosa morte, seu irmão Mark (Leigh McCloskey) volta para casa para investigar.


14) Witches' Brew (A Poção Mágica - 1980)

Direção: Richard Shorr, Herbert L. Strock

País: Estados Unidos

Enredo: essa comédia/horror é o segundo remake do filme Weird Woman (1944) e a versão mais leve dessa história. Três mulheres usam feitiços para alavancar as carreiras dos maridos, porém uma rivalidade começa a se estabelecer entre os casais.


15) Suspiria (1977)

Direção: Dario Argento

País: Itália

Enredo: no filme que inicia a Trilogia das Mães, Suzy (Jessica Harper) é uma bailarina americana que chega à Alemanha para estudar em uma renomada escola de dança. Eventos misteriosos começam a acontecer e, assustada pelo desaparecimento de sua amiga Sara (Stefania Casini), ela começa a investigar. A obra de Argento, que completa 40 anos em 2017, é marcada por uma trilha sonora contundente e fotografias coloridas e com muita simetria. Confira nosso artigo sobre Suspiria aqui.


16) Season of the Witch (A Estação da Bruxa - 1973)

Direção: George A. Romero

País: Estados Unidos

Enredo: uma dona de casa infeliz com sua família visita uma cartomante que a inspira a começar a praticar bruxaria. Aos poucos, acreditando ser uma bruxa de verdade, ela começa a confundir a fantasia com a realidade.


17) The Wicker Man (1973)

Direção: Robin Hardy

País: Reino Unido

Enredo: o sargento Neil Howie (Edward Woodward) viaja até uma ilha na costa da Escócia para investigar uma carta anônima que recebeu sobre uma garota desaparecida. Ele começa a desconfiar que os moradores pagãos da ilha estão escondendo a verdade sobre a menina.


18) Baba Yaga (1973)

Direção: Corrado Farina

País: Itália

Enredo: Valentina (Isabelle De Funès) é uma fotógrafa que conhece uma estranha mulher chamada Baba Yaga (Carroll Baker). A mulher se revela uma bruxa e atrai Valentina para sua casa, onde ela se torna vítima de estranhas alucinações e acontecimentos.


19) Virgin Witch (1972)

Direção: Ray Austin

País: Reino Unido

Enredo: as irmãs Betty (Vicki Michelle) e Christine (Ann Michelle), ambas modelos, são convidadas para passar um final de semana em uma casa no campo para serem fotografadas. Lá elas descobrem que um coven de bruxas quer sacrificar Christine em um ritual por ser virgem.


20) Gli Orrori del Castello di Norimberga (Barão Sanguinário - 1972)

Direção: Mario Bava

País: Itália

Enredo: Pedro (Antonia Cantafora) visita o castelo na Áustria que pertenceu a seu ancestral, um maquiavélico barão que foi amaldiçoado por queimar uma bruxa na fogueira. Por acidente, o jovem recita o encantamento que traz o barão de volta a vida.


21) Daughters of Satan (Filhas de Satã - 1972)

Direção: Hollingsworth Morse

País: Estados Unidos

Enredo: um colecionador de arte compra um quadro de três bruxas queimando em uma fogueira. Ele repara que uma delas se assemelha com sua esposa e, ao lhe mostrar, ela começa a se comportar de maneira misteriosa.


22) The Blood on Satan's Claw (O Estigma de Satanás - 1971)

Direção: Piers Haggard

País: Reino Unido

Enredo: na Inglaterra do século XVIII, Ralph Gower (Barry Andrews) encontra os restos mortais de uma criatura demoníaca. Após o incidente, eventos estranhos começam a acontecer e as crianças começam a executar rituais satânicos.


23) Cry of The Banshee (O Uivo da Bruxa - 1970)

Direção: Gordon Hessler

País: Reino Unido

Enredo: ambientado no século XVII, o filme conta a história de um lorde sádico que tenta massacrar todas as membras de um coven de bruxas. A líder do coven invoca uma banshee para se vingar e amaldiçoar a família de seu algoz.


24) Rosemary's Baby (O Bebê de Rosemary - 1968)

Direção: Roman Polanski

País: Estados Unidos

Enredo: Rosemary (Mia Farrow), uma mulher grávida, e seu marido se mudam para um apartamente em Nova York. Seus vizinhos, um casal de idosos, é misterioso, e acontecimentos estranhos fazem com que ela acredite estar louca. Aos poucos, uma estranha seita começa a se revelar.


25) The Witches (Bruxa: a Face do Demônio - 1966)

Direção: Cyril Frankel

País: Reino Unido

Enredo: uma professora retorna à Inglaterra após ser expulsa de um país pobre africano por um feiticeiro praticamente de vodu. Ela começa a trabalhar em um vilarejo estranho no interior do país, em que não há igrejas e acontecimentos misteriosos são corriqueiros.


26) Witchcraft (Pacto com o Diabo - 1964)

Direção: Don Sharp

País: Reino Unido

Enredo: uma bruxa enterrada viva no século XVII volta à vida na década de 1960. Os Laniers, responsáveis pela sua morte, profanam as terras da sua família, e ela jura vingança.


27) Night of the Eagle: Burn, Witch, Burn! (A Filha de Satã - 1962)

Direção: Sidney Hayers

País: Reino Unido, Estados Unidos

Enredo: o primeiro remake de Weird Woman (1944) conta a história de um professor de psicologia que descobre que sua mulher é uma bruxa. Quando ele a força a parar de fazer magia, sua carreira começa a declinar.


28) La Maschera del Demonio (Black Sunday/A Maldição do Demônio - 1960)

Direção: Mario Bava

País: Itália

Enredo: um médico e seu assistente, após um acidente de carruagem, encontram o túmulo da bruxa Asa (Barbara Steele), morta pela inquisição em 1830. Quando eles, por acidente, derramam sangue sobre ela e a fazem voltar à vida, ela decide tomar o corpo de sua descendente para obter mais poder.


29) The City of the Dead (Horror Hotel/A Cidade dos Mortos - 1960)

Direção: John Llewellyn Moxey

País: Reino Unido

Enredo: um grupo de estudantes, aconselhado pelo professor Driscoll (Christopher Lee), decidem pesquisar sobre bruxaria em Whitewood. O que eles não sabem é que uma bruxa queimada viva há muito tempo jogou uma maldição naquela cidade. À noite, coisas estranhas começam a acontecer no hotel em que eles se hospedam.


30) Weird Woman (Feitiço - 1944)

Direção: Reginald Le Borg

País: Estados Unidos

Enredo: o filme que já inspirou duas releituras conta a história do professor Norman Reed (Lon Chaney Jr.) que se casa com a misteriosa Paula (Anne Gwynne) durante uma viagem. Ao voltar para a sua cidade, estranhos acontecimentos ocorrem, e sua esposa é culpada por acreditar em fenômenos paranormais e magia de vudu. O professor tenta provar a inocência de sua mulher.


31) Häxan (A Feitiçaria Através dos Tempos - 1922)

Direção: Benjamin Christensen

País: Suécia, Dinamarca

Enredo: o filme mudo é dividido em partes. Primeiramente, ele apresenta a figura da bruxa e mostra a imagem negativa que as pessoas possuem das praticantes de bruxaria, seu envolvimento com Satanás (interpretado pelo próprio diretor) e seu coven. A terceira parte revela como as bruxas eram tratadas durante a Idade Média, com torturas e morte, para revelar, finalmente, que o que antes era visto antes como bruxaria hoje são as consideradas doenças mentais.

 sobre o mulheres no horror: 

 

O Mulheres no Horror é um espaço de troca de informação, onde  compartilhando artigos e resenhas sobre livros e filmes, publicamos dicas sobre a temática, contamos a histórias de mulheres e pessoas queer que fazem parte do cinema e literatura de Horror, realizamos traduções de textos, entrevistas com pesquisadoras e cineastas, dentre outros conteúdos.

siga-nos na redes sociais:
  • Instagram
  • Facebook
 POSTS recentes: 
bottom of page