top of page

10 filmes de Horror com mulheres na direção de fotografia

A nossa primeira lista de filmes do site é, pelo menos para mim, muito importante. Eis o porquê: sabe-se que o machismo é predominante no universo cinematográfico e que há muito menos mulheres do que homens em funções técnicas essenciais pela falta de oportunidade, e isso se faz mais presente ainda no ramo da Direção de Fotografia. De acordo com dados de 2015 (apenas dois anos atrás) da Sociedade Americana de Diretores de Fotografia, apenas 4% dos membros eram mulheres. Uma outra pesquisa mostra que a participação percentual de fotógrafas no Cinema Brasileiro, entre 1998 à 2010 cresceu em apenas 5,67% (sendo que de 1998 até 2001, a participação era de 0%). São números alarmantes e é necessário cada vez mais haver um debate acerca disso, além exaltar o trabalho destas profissionais que existem e resistem.

Sendo assim, vamos celebrar as fotógrafas de Horror nesta lista de filmes com mulheres na Direção de Fotografia! Aproveitem!

1. The Neon Demon (2016)

Diretora de Fotografia: Natasha Braier

Sinopse: Jesse (Elle Fannng) é uma jovem de 18 anos que acaba de chegar a Los Angeles. Dona de uma beleza natural impressionante, ela tenta a sorte como modelo profissional. Após tirar algumas fotos mórbidas para um jovem fotógrafo, é contratada por uma conceituada agência de modelos. Bastante ingênua, ela passa a lidar com o ego sempre inflado das demais modelos e também com a maquiadora Ruby (Jena Malone), que possui intenções ocultas com a jovem.

2. A Visita (2015)

Diretora de Fotografia: Maryse Alberti

Sinopse: Um garoto (Ed Oxenbould) e sua irmã (Olivia DeJonge) são mandados pela mãe (Kathryn Hahn) para visitar seus avós que moram em uma remota fazenda. Não demora muito até que os irmãos descubram que os idosos estão envolvidos com coisas profundamente pertubadoras que colocam a vida dos netos em perigo.

3. A entidade 2 (2015)

Diretora de Fotografia: Amy Vincent

Sinopse: Courtney (Shannyn Sossamon), uma jovem mãe solteira e superprotetora de dois gêmeos de 9 anos, se muda com os filhos para uma casa em uma área rural de uma pequena cidade. Logo, ela descobre que o local foi palco de estranhos acontecimentos e que sua família está marcada para morrer.

4. As criaturas atrás das paredes (1991)

Diretora de Fotografia: Sandi Sissel

Sinopse: Fool (Brandon Quintin Adams) é um pobre menino que está prestes a ser despejado e com uma mãe doente pra cuidar. Desesperado, ele acaba topando participar de um assalto à uma casa com Leroy (Ving Rhames), namorado de sua irmã. Mas ao entrarem lá, Fool percebe a má índole do misterioso casal que mora ali (Everett McGill e Wendy Robie), que vem mantendo sua filha Alice (A.J. Langer) trancada desde a infância e escondem um terrível segredo. Agora, o jovem vai ter que enfrentar os perigos dos diversos sádicos dispositivos de segurança para conseguir escapar com vida daquela sinistra casa.

5. Viral (2016)

Diretora de Fotografia: Magdalena Gorka

Sinopse: Emma (Sofia Black-D'Elia) e sua irmã levam uma vida normal em um pequena cidade, ao menos até um vírus começar a se espalhar. Com a cidade em quarentena, os pais das garotas ficam presos do outro lado da barreira. Elas passam a viver de fast food e festas, mas, quando o vírus começa a atingir pessoas que elas conhecem, as duas se unem com o vizinho Evan (Travis Tope), paixão secreta de Emma, e fazem um barricada em sua casa. Porém pode ser tarde, pois o vírus já está entre eles.

6. Sessão 9 (2001)

Diretora de Fotografia: Uta Briesewitz

Sinopse: O filme se passa no hospital psiquiátrico Danvers State. Cinco removedores de asbestos, liderados por Gordon (Peter Mullan) e Phil (David Caruso), chegam ao asilo para tentar completar uma remoção de asbesto em apenas cinco dias. Conforme os dias passam, cada um deles começa a se estressar devido ao trabalho difícil quanto ao prazo e o ambiente irritante. Além disso, a sua desconfiança em relação de uns aos outros é desequilibrada pelo aumento da sensação de que algo está ocorrendo mal no edifício. Lentamente, o filme revela o passado psicológico dos homens, enquanto testam o seu relacionamento.

7. A Bruxa de Blair 2 - O livro das sombras (2000)

Diretora de Fotografia: Nancy Schreiber

Sinopse: Em A Bruxa de Blair, um grupo de jovens cineastas viajam para uma floresta, em busca de rodar um documentário sobre uma força maligna chamada "bruxa de Blair". Nenhum dos cineastas foi visto novamente e o videotape produzido por eles foi encontrado e visto por milhões de pessoas nos cinemas de todo o planeta. O sucesso do filme fez com que uma grande indústria de turismo fosse criada em torno de Burkittsville, Maryland, onde o videotape fora rodado. Com isso, um empresário local criou a "Caça à Bruxa de Blair", uma excursão repleta de aventura em plena floresta onde o primeiro filme fora rodado, em que os interessados em participar devem se inscrever pela internet. Entretanto, quando os primeiros turistas chegam ao local, fatos bizarros e assustadores começam a ocorrer de forma descontrolada, fazendo com que todos tentem de qualquer maneira escapar da floresta e da maldição da bruxa de Blair.

8. A face da morte (2012)

Diretora de Fotografia: Nicola Marsh

Sinopse: Enquanto tenta superar a morte da mãe, Ashley (Caitlin Gerard) vai para sua nova faculdade. Numa festa, ela conhece Binder (Shane Dawson), que lhe conta uma lenda urbana sobre um 'serial killer' cujo apelido virtual é "Smiley". O assassino só pode ser visto na internet e, aparentemente, se for digitada a frase "I did it for the lulz" três vezes, ele pode matar alguém. Depois da festa, Ashley e sua colega de quarto Proxy (Melanie Papalia) resolvem testar se isso é verdade. Os resultados não são nada agradáveis e Ashley fica paranóica com a possibilidade de Smiley estar a perseguindo.

9. Freaks of Nature (2016)

Diretora de Fotografia: Uta Briesewitz

Sinopse: Quando o planeta Terra é invadido por uma raça alienígena, um grupo de adolescentes de uma pequena cidade norte-americana se reúne para combater os tais seres extraterrestres. A grande novidade é que a tal turma de jovens é formada por humanos, vampiros e zumbis.

10. A ameaça (2013)

Diretora de Fotografia: Rachel Morrison

Sinopse: Andy (Charlie Tahan), um garoto muito doente, vive sob rígida supervisão de seus pais Katherine (Samantha Morton) e Richard (Michael Shannon), sem poder sair de casa nem receber visitas. As coisas começam a mudar quando a jovem Maryann (Natasha Calis) se muda para a vizinhança e se torna amiga dele em segredo. Em uma das tentativas de se esconder da mãe de Andy, Maryann descobre no porão um segredo terrível que pode mudar a vida de toda a família.

 sobre o mulheres no horror: 

 

O Mulheres no Horror é um espaço de troca de informação, onde  compartilhando artigos e resenhas sobre livros e filmes, publicamos dicas sobre a temática, contamos a histórias de mulheres e pessoas queer que fazem parte do cinema e literatura de Horror, realizamos traduções de textos, entrevistas com pesquisadoras e cineastas, dentre outros conteúdos.

siga-nos na redes sociais:
  • Instagram
  • Facebook
 POSTS recentes: 
bottom of page